Seguidores

Postagem em destaque

Festa infantil Jardim Encantado

Páginas

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Como Trabalhar com EVA

Boa noite minhas lindas, encontrei essas dicas na net super interessante e também quero dividir com vocês. Deixo aqui um abração e boa leitura.
O Etil Vinil Acetato, nosso tão famoso EVA entrou no mercado artesanal em meados de 1998 (antes era usado somente em chinelos e alguns poucos itens), e de la pra cá so tem crescido... isso graças a sua facilidade de manuseio e armazenamento, o seu lindo colorido e tbm por ser muito versátil! Chegou tímido, com peças simples e mais voltado para o mercado pedagogico... foi se aperfeiçoando com o passar dos anos e hoje ele já é utilizado sozinho, em peças perfeitas para todas as ocasiões ou unido a todo tipo de material artesanal como: découpage, pintura, aplicações, reciclagem etc... graças a grande criatividade dos artesãos que o utilizam e adoram...

Nem so de lembrancinhas vive o EVA...... Hoje existem peças para diversos ambientes, da casa, decorações que não são mais exclusivas para o universo infantil como no inicio,mas tbm e muito bem aplicado, para adultos em peças divinas ! Existe uma verdadeira INFINIDADE de técnicas,ele tem ganhado força e lugar nobre na decoraçao da casa, como decoração de quartos, bolsas, carteiras, relógios de parede, espelhos, materiais para escritório, jogos para cozinha e banheiro, flores, porta trecos,colares, brincos , enfim... Um mundo de possibilidade para que possamos produzir com um custo mínimo, pois, este material alem de maravilhoso é super acessivel! E, claro.. ganhar dinheiro, derrepente até para o nosso sustento. Já existem pessoas q fazem deste seu único meio de vida...

EVA traz uma grande variedade de cores e texturas e os resultados irão te surpreender, mas atenção: Um corte preciso é FUNDAMENTAL para que as peças de Eva tenham um acabamento impecável... Quem faz um numero reduzido de peças poderá utilizar apenas tesouras porem para quem trabalha com produção em larga escala, é preciso lançar mao de facas profissionais, que funcionam com uma prensa manual ou elétrica cortando com mais rapidez e melhor precisão. Outra maneira eficiente de trabalhar com o Eva é utilizando os apliques q já se encontra prontos ou encomendar o serviço de corte especifico em lojas especializadas.
Dicas e truques:

1**Colagem: Pode ser feita com cola quente, cola de contato ou cola de preparação – as duas ultimas são mais eficientes.
-A cada etapa de colagem espere a cola secar antes de partir para a nova fase, assim as peças não saem da posição.
-Não exagere na quantidade de cola,no caso de cola de contato, passe uma camada fina na superfície a ser colada, una e separe em seguida as duas partes, deixe secar por uns 15 segundos e una-as novamente, assim estará definitivamente colada.
-O tempo de secagem da cola depende do tamanho da superfície, qto maior, mais tempo. Sendo assim, verifique q ela atingirá uma cor opaca em alguns minutos, e so qdo isso ocorrer as peças poderão ser unidas.
- Cola quente provoca ondulações no trabalho, use-a apenas se quizer moldar o EVA.
Outro problema com a cola quente é que solta fios e queima-se a mão com facilidade. Para não soltar fios após passar a cola pressione (limpe) a ponta da pistola no EVA antes de retirar.
-Se cair cola sobre o EVA remova-a imediatamente com um pano umedecido em Álcool.

**Cuide-se: Trabalhe em local arejado e use mascara, o cheiro da cola é muito forte e pode intoxicar
**Use tesouras afiadas e limpas. As menores, de ponta fina, são mais indicadas para peças pequenas e as tesouras maiores para as peças grandes, ja para cortes retos utilize estilete e régua.
**Outra dica para cortar o EVA com precisão é utilizando cortadores de Biscuit (ou aqueles de alumínio para bem-casados) marque o desenho pressionando o cortador com o desenho escolhido sobre o EVA, assim ficará vincado, em seguida corte com a tesoura.
** Faça moldes das partes da arte escolhida, transferindo o risco com papel carbono para uma cartolina e recorte. Isso facilitará para q você faça varias peças idênticas e assim o trabalho rendera muito mais.(Obs: não utilize papel carbono direto no Eva pois pode manchar.
** Prefira riscar o EVA com lápis e de leve, assim fica mais fácil de limpar caso necessário, evite canetas, a tinta da caneta não sai com a msm facilidade...
** Para limpeza da placa utilize um pano com detergente ou álcool! (o ideal é um tecido de fralda) as manchas secas são mais fáceis de remover.
**Procure trabalhar com vazadores, eles facilitam os cortes de detalhes, deixando assim as peças mais bem acabadas,pois as peças muito pequenas são mais difíceis para o corte!
**Para não deformar nem provocar marcas nas placas de EVA o ideal é guarda-las enroladas.
**É possível remover dobras e vincos , por ser um material expandido, ele “obedece” sob a ação do calor. Pode ser utilizado ferro de passar roupas( até 170 ͦ ) e até mesmo um secador de cabelos, piastra e sanduicheira resolve o problema.
**Aproveite as sobras de material para recortar figuras pequenas, fazer flores, olhos bocas, corações estrelinhas, etc... da pra utilizar em diversas coisas, fazer enchimentos substituindo a manta acrílica, pra fazer mosaicos .... guarde tbm para fazer apliques, e quem sabe seja mais uma fonte de renda. Nada no EVA é descartado.
** Sempre q for fixar materiais diversos no EVA raspe um pouco o local com estilete para ficar poroso, assim facilitará a penetração da cola. Cole tecidos, galão, veludo, sintético, paetês, pedras, purpurina, pelúcias , enfim, tudo q sua imaginação desejar!!!
O sucesso de suas peças está na sua CRIATIVIDADE.
A surpresa vem, principalmente da habilidade e da capacidade de produzir peças belíssimas e divertidas. Personalize seus trabalhos com seu toque de leveza, harmonia e beleza! Inspire-se nestas dicas preciosas....

2º LIMPEZA - A acetona e alcool são os melhores produtos para retirar o excesso de adesivo de contato use sempre algodão e para as manchas pequenas o cotonete é o mais indicado.
4º PARA DESENHAR - utilize canetas permanentes aquelas que são usadas em CD/DVD elas não mancham e também não saem com água, também são indicadas as canetas para retroprojetor e esferográficas, mas elas mancham e borram facilmente, utilize a caneta permanente.
5º PINTAR O E.V.A. - Indico lápis de cor aquarelavel, e deixe a água em um algodão para não encharcar o trabalho, também pode ser usada tinta para tecido.



TEM MAIS CONFIRAM:

1 comentários:

Unknown disse...

Olá vim retribuir sua visita e segui-la tbem. bjs

Postar um comentário

IMPORTANTE

Os gráficos, receitas, imagens, trabalhos, vídeos e afins postados neste blog, que não são de minha autoria, foram retiradas de outros sites da Internet. Se você detém o direito autoral de algum item, escreva-me para que os devidos créditos sejam publicados ou mesmo as imagens sejam retiradas. Para sugestões, críticas, publicação de atividades ou informações interessantes sobre o educar nos envie pelo E-mail cecpedagógico@hotmail.com

SELINHO BU

SELINHO BU

Selinho da Sapekinha's. Lindooo!!!!

Selinho da Sapekinha's. Lindooo!!!!

Tudo AV Art's


Selinho do Blogueiras Unidadas

Sou Blogueira Unida da BAHIA